domingo, 1 de agosto de 2010

Resenha: Diários do Vampiro: O Despertar

Um triângulo amoroso fatal!


Sinopse:
Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.
Em Fell´s Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo.


O Despertar é o primeiro livro da série Diários do Vampiro. Quando Stefan Salvatore muda-se para Fell’s Church, ele conhece Elena – uma jovem bonita e popular. Elena tem tudo o que quer, mas quando Stefan aparece na escola em que ela estuda, ela deseja mais uma coisa. Stefan. A garota fica obcecada por ele. E ela fará de tudo para tê-lo, mesmo que para isso ela precise usar seus amigos, e mesmo que Stefan a ignore.

No meu ponto de vista, O Despertar é um ótimo – se não perfeito – livro. Na verdade, na minha opinião, o primeiro livro, é o melhor da série. Motivo? Simples, pois é o mais misterioso. E eu amo livros misteriosos. Tem pouca ação? Sim, muito pouca. Mas mesmo assim não deixa de ser um excelente livro. Eu também adoro livros que tenham ação, mas esse é diferente, me deixou vidrado nele do começo ao fim. O foco narrativo é em terceira pessoa – ele conta mais do ponto de vista de Elena, mas também de Stefan. Isso não deixa o livro repetitivo, chato. E, quanto mais você lê sobre o ponto de vista de Stefan, mais quer saber sobre a vida dele, seu passado. E também sobre Damon.

Quando Stefan chega na cidade, assassinatos começam a ocorrer. Então você pensa, será que Stefan é tão mal a ponto de matar pessoas? Será que por trás daquela calma, ele é um assassino? E no final do livro, você chega a uma resposta para esses assassinatos.

Os personagens – em minha opinião – são muito bem construídos. Elena é adorável – sei que muita gente a odeia. Stefan – no primeiro livro – é muito deprê, mas nos próximos ele melhora. E Bonnie, Meredith, e Matt são muito, muito legais. Bonnie com seu jeito amoroso. E Meredith calma.

A narrativa é ágil e simples – eu não precisei recorrer ao dicionário nenhuma vez. Não é melosa – excesso de romance. O livro é pequeno – 235 páginas – li-o em dois dias. E os capítulos são muito bem divididos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário